sexta-feira, 27 de agosto de 2010

"A Balsa de Medusa" - Antes de lêr observe a imagem

Na história da humanidade há certos acontecimentos que podem contribuir para uma reflexão sobre a esperança e alegria de viver e para se ter coragem para enfrentar as dificuldades da vida


Em 2 de julho de 1816 uma fragata francesa "A Medusa" encalhou próximo à costa de Marrocos e naufragou.

Não havia número suficiente de botes salva-vidas. Os restos do navio foram a única balsa que manteve 149 pessoas vivas.

A tempestade os arrastou ao mar aberto por mais de 27 dias sem rumo.

A dramática experiência dos sobreviventes impressionou muito ao pintor, Theodore Gericault e ele realizou um estudo profundo dos detalhes do naufrágio para produzir esta pintura. Ele entrevistou os sobreviventes, os enfermos e inclusive viu os mortos. Horrorizado, reproduziu a íntima realidade humana nesta situacão, pintando o quadro "A Balsa de Medusa".

Esse quadro, "A Balsa de Medusa”,de Theodore Gericault, é a pintura de um acontecimento que comoveu a França. O naufrágio do navio “A Medusa” trouxe repercussões que tocaram o mais profundo da alma humana.

No quadro, pode-se observar as diferentes ATITUDES HUMANAS que se manifestam nos momentos cruciais da vida, naqueles momentos difíceis, uns se deixam abater, em desânimo, mas outros não desanimam e agitam panos na esperança de serem vistos por algum navio. E esse quadro leva a uma reflexão: e se você estivesse naquela situação do naufrágio, em que lugar você estaria nessa pintura? Quantas vezes cada um de nós atravessa situações difíceis? E como cada um enfrenta as dificuldades?

Não acreditamos que haja solução?
Duvidamos de tudo e de todos?
Ficamos inertes como derrotados e entregamos todas as nossas forças?

Ou procuramos manter alguma esperança , qualquer que seja ela, mesmo que a situação vivida não mostre nenhuma esperança?

Ou ainda procuramos fazer alguma coisa, qualquer coisa, pára tentar mudar a situação?

ESPERANÇA é decidir pela vitória em cada circunstância que a vida nos coloca. Esperança é acreditar que a situação negativa que se está vivendo, será superada e melhores situações virão, alcançando o objetivo, uma nova situação positiva. Esperança é considerar a situação negativa que se está naquele momento, como "passageira" e com fé, olhar para um futuro melhor.

Por isso, não se deixe ficar sem ânimo, desanimado, desiludido da vida! Mude suas ATITUDES frente aos acontecimentos de sua vida! Vamos lá, faça alguma coisa, agora! Você consegue mudar! Você conseguirá encontrar, de novo, a alegria de viver, a esperança, o entusiasmo...

Que você tenha sucesso em sua caminhada e diga, com entusiasmo: Hoje é o primeiro dia feliz do resto de minha vida! Hoje estou começando, com alegria, vivendo o aqui e o agora de uma nova situação, de um novo dia. Agora estou com um novo sentimento positivo, com vontade de viver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário