terça-feira, 16 de agosto de 2016

Cincos pontos indispensáveis que o terapeuta deve se atentar em atendimentos com massagem

Cincos pontos indispensáveis que o terapeuta deve se atentar em atendimentos com massagem

Muito se fala nas maravilhas que as massagens proporcionam à nossa qualidade de vida.
Quando falamos dos inúmeros tipos de massagens, logo podemos observar manifestações do tipo:
Que delícia, adoro massagem...
Mas a experiência nos mostra que nem todos os clientes são adeptos dessa forma de cuidado.
No âmbito das atividades de fisioterapia ainda, na maioria das vezes, por serem associadas a movimentos dolorosos, na maioria das vezes são vistas com muito desconforto.  Assim, torna-se imprescindível que o terapeuta tenha plena consciência das técnicas que irá adotar para cada caso específico.
Entretanto, quando o objetivo principal estiver relacionado a melhoria da qualidade de vida, equilíbrio energético, drenar líquidos e a opção for pela massagem, ainda assim, é importante que o terapeuta, opte pelo tipo de massagem que resultará mais positivamente no processo terapêutico, e para tanto, deve ser observada algumas condições básicas:
1 - A necessidade/objetivo específicos de cada pessoa;
Lembrar que uma pessoa não é igual a outra, portanto, um questionário de avaliação que conste as informações pessoais, os anseios, algum tipo de enfermidade conhecida, indicação da utilização de medicamentos, acompanhamento médico, e um campo específico para outras observações julgadas importante;
2 - Escolha da massagem que será aplicada;
De acordo com o perfil observado com a ajuda do questionário inicial e informações apresentadas pelo cliente/paciente, optar pelo tipo de massagem que será realizada, informando seus aspectos básicos, e benefícios, para que o cliente ainda tenha possibilidade de propor outra alternativa, se for o caso;
3 - O ambiente adequado;
Cuidar do ambiente o qual a massagem será realizada, é um dos pontos que merece atenção e cuidado. O terapeuta deve observar com atenção, todos os detalhes como iluminação, privacidade, a possibilidade de agregar um aroma que seja compatível com as necessidades do cliente, pois em muitos casos, existe a condição de sensibilidade e/ou alergia, deve também cuidar da limpeza do ambiente, dos lençóis, toalhas.
4 - Pressão e movimentos;
Quando se tratar de massagem que requeira movimentos de pressão ou amassamento, o terapeuta deve sempre se preocupar com o nível suportável e adequado para o bem-estar de cada cliente. Identificada a pressão ideal, a massagem será com certeza, tão gratificante quanto eficaz no seu resultado.
5 - Momento de relaxamento;
Alguns minutos devem ser disponibilizados pelo terapeuta ao cliente, de modo que este possa absorver com plenitude, todas as sensações adquiridas com a massagem, os aromas, a música ambiente, os óleos e cremes ou simplesmente as mãos do terapeuta/fisioterapeuta.


Kaina Chagas

Fisioterapeuta
(fonte 5elementos )

Nenhum comentário:

Postar um comentário