Google+ Badge

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Espetáculo na natureza essencial, Revela-se o Centro







Mandala em sânscrito significa círculo mágico. É um instrumento de meditação usado pelos povos orientais há séculos e sua prática contemplativa ensina a integrar o Homem com o Cosmos.
A meditação é um estado de consciência, um modo de viver o presente.
O círculo gera e regenera o nosso centro.
A força da roda encanta porque as pessoas se olham e é preciso estar muito presente no corpo para viver e expandir o nosso centro.
Tocados pela magia da mandala, a Cia Cultural de Dança Oriental, dirigida por Fátima Fontes, usou o tema como inspiração.
Este círculo ancestral será apresentado pelos integrantes da Cia através da sensibilidade da dança, arte que tem suas raízes no sentido simbólico da vida.
O processo criativo deste espetáculo se deu por meio do Eneagrama, uma mandala milenar em forma de estrela, com base em nove diferentes tipos de personalidade que expressa o movimento cíclico e perpétuo do universo.
Este estudo se desenvolveu no Ocidente a partir da década de 20 pelo mestre espiritual russo Gurdjieff.
Alaya Prem, integrante da Cia e estudioso do Eneagrama, foi o facilitador desta experiência.
O espetáculo de dança "Na Natureza Essencial revela-se o centro" desenvolve-se em cinco estágios e apresenta cada cena por do meio da meditação.
Dois movimentos de auto-observação acompanham os integrantes durante todas as cenas: um é o caminho do ego, tão difícil, e o outro o movimento da alma, tão agradável.
Fátima Fontes

31 de Março de 2012, às 19h (sábado), no Teatro Cleyde Yáconis.
Para mais informações: fatima@fatimafontes.com.br

Categoria:

Tags: